Poeta de mérito


Meu amigo Francisco Manoel de Melo, mais conhecido como Melinho, é um grande poeta com quatro livros publicados, um deles o que estou mostrando agora, "Da lágrima ao sorriso", em segunda edição.

É fácil gostar das poesias de Melinho, pois o seu estilo de cordel leva-nos a sentir o cheiro do sertão nordestino, com suas caatingas extensas, seus mandacarus resistentes à seca e o canto do vaqueiro aboiando o gado.

Ele nasceu na cidade de Goiana, interior de Pernambuco. De lá saiu com a família para o litoral paulista, na Cidade Ocian, próxima a Santos e São Vicente. Graças à Deus Melinho decidiu vir para Rondônia e bateu com os costados em nossa Ji-Paraná, onde nos engrandece com a sua poesia e o seu jeito amoroso de ser.

Sinto-me honrado de ser seu amigo.

Aqui duas poesias do livro "Da lágrima ao sorriso":


Saudade


Saudade embora abstrata

Germina na afeição

Saudade vive na mente

Mas nasce no coração


Saudade não tem cheiro

Saudade não tem cor

Saudade se percebe

Na essência do amor.


Do amor de pais ou de filhos

De amigos ou de irmãos

Que vivem longe dos olhos

Mas perto do coração.



Eu sou eu


Sou velho, mas não sou triste

Sou mau, sem ser ordinário

Gosto muito de dinheiro

Porém não sou usurário:

Estou a zero quilômetro

No meu depósito bancário


Eu não detesto trabalho

Ainda que seja grosseiro

Deus ajuda a quem trabalha

Acho isto verdadeiro

Trabalhar não é desonra

Duro é andar sem dinheiro.


Gosto da vida pacata

Detesto muito calor

Evito falar de guerras

Porque me causam pavor

Adoro o trio bendito

Saúde, Paz e Amor.

Comentários