FINALMENTE! APÓS 14 ANOS DA ÚLTIMA REFORMA GERAL, O MARECHAL RONDON SERÁ REFORMADO. DURANTE ESSE PERÍODO FORAM FEITOS MUITOS PEDIDOS AOS SENHORES DEPUTADOS ESTADUAIS, PARA QUE OLHASSEM E INTERCEDESSEM POR UMA REFORMA GERAL, QUE NÃO ACONTECEU, MAS CUJOS PEDIDOS VINHAM ACOMPANHADOS DE PROMESSAS E VISITAS DOS PARLAMENTARES, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO PRÉ CAMPANHA E ELEITORAL.
ESSA, ENTRETANTO, NÃO ERA A ÚNICA ESCOLA COM PROBLEMAS EM JI-PARANÁ E NO RESTO DO ESTADO, MAS A COISA NÃO ANDAVA MESMO. A FALTA DE VONTADE POLÍTICA ERA TANTA QUE OS PARLAMENTARES, POSTERIORMENTE, NEM SEQUER DAVAM MAIS SATISFAÇÃO OU PROCURAVAM AMENIZAR A SITUAÇÃO.
EM VISTA DISSO, UM GRUPO DE DIRETORES DE ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO, ENTRE ELES O DIRETOR DO MARECHAL RONDON, PROFESSOR EDSON, DIRIGIU-SE A PORTO VELHO A FIM DE CONVERSAR DO O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E A ELE FIZERAM UMA PROPOSTA DE AGILIZAÇÃO DOS RECURSOS PARA AS REFORMAS. A IDÉIA É QUE CADA ESCOLA RECEBERIA OS RECURSOS DIRETAMENTE DO ESTADO, SEM INTERMEDIAÇÃO, E CADA UM DOS DIRETORES SERIA REASPONSAVEL PELA REFORMA.
BINGO!
FOI UM A IDÉIA BRILHANTE, POIS A NÃO INTERMEDIAÇÃO FAZ COM QUE OS RECURSOS CHEGUEM INTEIROS AOS DESTINATÁRIOS, NESSE CASO AS ESCOLAS, SEM QUE HAJA TAMBÉM APADRINHAMENTOS QUANTO ÀQUELES QUE FARÃO AS REFORMAS. CADA ESCOLA FARÁ A ESCOLHA ATRAVÉS DE LICITAÇÕES DIRETAS COM OS INTERESSADOS. AQUELES QUE APRESENTAREM MELHORES PREÇOS E QUALIDADE TÉCNICA PARA DESENVOLVER O TRABALHO SERÃO OS VENCEDORES, SEM NENHUMA FALCATRUA OU MUTRETA.
COMO CONDIÇÃO “SINE QUA NON” O SECRETÁRIO DE ESTADO EXIGIU QUE OS DIRETORES REUNISSEM OS PAIS DE ALUNOS, ENTRE OS QUAIS ESTOU INCLUIDO, E APRESENTASSE O PLANO DE REFORMA PARA SER APROVADO E A QUANTIA A SER GASTA NESSA REFORMA.
PONTO PARA O SENHOR SECRETÁRIO.
CADA ESCOLA IRÁ RECEBER, APÓS O ACORDO ESTABELECIDO, CERCA DE R$ 100 MIL, DEPENDENDO DA CLASSIFICAÇÃO DESTA.
O PROFESSOR EDSON REALIZOU A REUNIÃO COM OS PAIS E EXPLICOU O QUE SERÁ FEITO E (PASMEM!) SERÁ POSSIVEL ATÉ MESMO A AQUISIÇÃO DE UMA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA PARA AUMENTAR A CAPACIDADE DE INSTALAÇÃO DA ELETRICIDADE NA ESCOLA, O QUE POSSIBILITARÁ O FUNCIONAMENTO DOS APARELHOS DE AR CONDICIONADO QUE ESTÃO COLOCADOS NAS SALAS DE AULAS HÁ MAIS DE UM ANO, PARADOS!
A BEM DA VERDADE, ESSA HISTÓRIA DO AR CONDICIONADO VIROU UMA NOVELA, POIS O DIRETOR DA ESCOLA PEDIU, MELHOR DIZENDO, IMPLOROU AOS REPRESENTANTES PARLAMENTARES DE JI-PARANÁ NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, MAS NADA CONSEGUIU. TODOS OS DOIS VISITARAM A ESCOLA E, COMO BONS POLÍTICOS, PASSEARAM POR LÁ, DISTRIBUIRAM SORRISOS E ABRAÇOS, MAS SOLUÇÃO QUE É BOM NADA. SÓ PROMESSAS!
QUEM SOLUCIONOU PARCIALMENTE O PROBLEMA FOI O EX SECRETÁRIO ARI SARAIVA, QUE CONSEGUIU LEVAR OS APARELHOS DE AR CONDICIONADO PARA A ESCOLA E QUE O DIRETOR, PROFESSOR EDSON, PARA NÃO TER QUE DEVOLVÊ-LOS, MANDOU COLOCA-LOS NAS SALAS DE AULAS.
ESTÃO DE PARABÉNS OS DIRETORES QUE TOMARAM ESSA ATITUDE DE IR DIRETAMENTE À FONTE, AO INVÉS DE SOLICITAR ATRAVÉS DE REPRESENTANTES QUE NEM SEMPRE REPRESENTAM BEM A COMUNIDADE.
OS RECURSOS JÁ ESTÃO ALOCADOS , AS REFORMAS DEVERÃO COMEÇAR EM BREVE E O SEU TÉRMINO ESTÁ PREVISTO PARA CERCA DE DOIS MESES APÓS O INÍCIO.
DESSA FEITA AS ESCOLAS TERÃO OS BANHEIROS, SALAS DE AULAS, CANTINA, ETC., TOTALMENTE REFORMADOS, COM INSTALAÇÃO ELÉTRICA MELHORADA, PINTURA E OUTROS QUETAIS.
É ASSIM QUE SE TRABALHA!
Comentários