Greve na prefeitura de Ji-Paraná


Custou, mas aconteceu a greve que estava prevista há mais de um ano.

É incrivel como a paciência do ser humano é grande! Mais incrivel ainda é as pessoas trabalharem, passarem necessidade e não tomarem uma atitude para mudar a situação.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ji-Paraná (Sindsem), Ananias Ferreira da Silva, tentou desde o ano passado entrar em acordo com o prefeito José de Abreu Bianco. As tentativas segundo ele mesmo disse, foram em vão, foi empurrado com a barriga, com os representantes da administração municipal chamando-o até mesmo de "miolo mole".

Os servidores municipais acumulam uma diferença salarial grande, em torno de, mais ou menos, 40%, e o prefeito ofereceu somente 5%.

É um grande descalabro!

A maioria dos funcionários, aqueles que pegam no pesado, nem mesmo alcançariam o salário mínimo nacional, o que deveria ser complementado com alguns benefícios a que têm direito e que deveriam, a bem da verdade, aumentar o seu salário mínimo.

O grande problema é o inchaço da folha de pagamento com a inclusão de portariados que recebem, para indignação daqueles que dão duro no batente, o dobro ou mais.

A omissão da Câmara Municipal quanto a esse problema também é clara, vez que os vereadores foram convidados (isso no ano passado!) a fazerem parte de uma comissão mista que estudaria a real situação orçamentária da administração municipal a fim de que fosse determinado o índice de reajuste a ser dado.

Até agora!

Haja paciência!

A desculpa desta vez é de que não há mais tempo para que seja enviada à Câmara Municipal um novo índice de aumento para ser votado, pois o prefeito está preocupado com a sua candidatura à reeleição e, segundo ele e sua assessoria, o tempo já não permite isso. Entretanto a assessoria jurídica do sindicato contesta essa afirmação, comentando que o prazo vai até o dia 8 e que falta mesmo é vontade política.

Fica, dessa forma, criado um impasse.

Ou o prefeito dá o aumento de, pelo menos, 20% ou os servidores continuarão com a greve e até irão à Justiça para que os seus direitos sejam preservados.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Dirceu, parabéns pela matéria, e realmente falta boa vontade de nossos administradores, onde outrora fui um eleitor que acreditou no prefeito atual, mas sinto que me enganei, espero que nas próximas eleições eu possa realmete acertar!