BURACOS E DEPRESSÕES - QUE VIDA!

É notório que a administração municipal não dá a mínima para a recuperação da malha viária, pelo menos como deve ser feita. A situação das nossas ruas e avenidas está cada vez pior, pois a forma como é feita a recuperação não atende às suas necessidades e eu explico porque.

Apesar de serem muitos os engenheiros lotados na Secretaria Municipal de Obras, não dirigem os trabalhos ali realizados, que estão (vejam só!) sob a responsabilidade de um advogado. Ora, entendemos que ele deve ser muito bom de trabalho, mas está completamente fora de lugar, mas em nosso município isso não é novidade, temos várias pessoas, sem a devida competência ou qualificação, ocupando postos importantes.

Voltemos a falar sobre os acidentes que acontecem em Ji-Paraná, os que envolvem, principalmente, motocicletas.

Nas entrevistas dadas pelas vítimas ou pelos policiais, em determinadas ocorrências, eles não conseguem explicar o ocorrido, não sabem o porque da colisão, derrapamento, atropelamento e outros tipos de acidentes.

É fácil, entretanto, descobrirmos o que acontece andando pelas ruas de nossa cidade.

A falta de manutenção, ou recuperação feita sem a devida competência e cuidado, deixa à mostra o que pode causar acidentes com lesões sérias.

Até o presente momento, creio eu, a Prefeitura não foi acionada judicialmente por ser a responsável pelos inúmeros acidentes provocados pelos buracos e depressões em nossas vias.

A recuperação da malha asfáltica é uma piada de mau gosto.

As operações tapa-buracos são feitas de forma completamente irregular, onde as equipes de trabalhadores, sem a mínima competência para mensurar a quantidade necessária de material a ser colocado no buraco, o fazem mais pela vontade de acertar, mas nunca acertam. O excesso desse material acaba formando obstáculos em várias direções, o que provoca, fatalmente, o desvio das motos, que mudam bruscamente de direção ao entrarem em uma dessas depressões, fazendo com que o condutor perca o domínio do veículo. Esse pequeno desvio, essa perda de domínio do veículo, mesmo que em uma fração de minuto, faz com que um acidente aconteça.

Além dessas, existem vias nas quais o tapa-buracos foi feito com terra, com paralelepípedos e outros materiais totalmente impróprios para esse tipo de recuperação. Nesses locais fica difícil ao condutor dirigir o seu veículo com segurança.

Há necessidade urgente de que um profissional altamente capacitado ocupe a secretaria em questão. Não basta ser “pé-de-boi” no trabalho, há que se ter a competência e a capacidade profissional necessárias para dirigir essas obras de recuperação, que, apesar de serem pequenas, são de suma importância e acabam causando acidentes que, na maioria das vezes, deixam lesões sérias em suas vítimas, às vezes irreversíveis, danos materiais ou perdas de veículos, quando não causam a morte dos envolvidos.

Está faltando consciência no trato com a coisa pública e essa recuperação faz parte das atribuições de qualquer executivo municipal que concorde ter que colocar o seu pessoal em lugar de competência, onde ele poderá desenvolver seu trabalho com pleno conhecimento de causa.

Ao finalizarmos este artigo, mostramos algumas fotos da situação das ruas e avenidas onde a recuperação foi feita e a situação em que se encontram. Mostramos, principalmente, para alertarmos quanto ao perigo real para os condutores de veículos e pedestres que transitam próximos a esses locais.

Vamos mudar, pelo menos um pouco, essas coisas.

Vamos dar mais atenção ao que é necessário para a comunidade e fazer o que deve ser feito, com competência!














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