UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIA


Há alguns dias vinha ensaiando uma visita ao meu amigo Antonio Pires Alves, o Toninho, que no dia 9 passado tomou posse como diretor da 3ª Ciretran, em Ji-Paraná. Isso até não me surpreendeu porque Toninho é amigo de longa data do diretor do Detran, Joarez Jardim. Quando comentava sua nomeação para o cargo muita gente torcia o nariz, alguns com uma indisfarçável inveja, outros achando que ele iria quebrar a cara. Poucos porém sabiam da competência e da grande capacidade de trabalho desse meu amigo.
Toninho já promoveu algumas mudanças que fizeram com que a Ciretran começasse a funcionar a todo vapor, ou seja, com mais rapidez e eficiência. Trocou alguns funcionários de lugar, pois o que mais atrapalha em um órgão público é um servidor colocado em um lugar que ele não rende. O diretor esperto, competente, visualiza essa situação e logo provoca as mudanças, fazendo com que a coisa melhore. Foi o que aconteceu. Um atraso de mais de cinco dias já estava se verificando nos registros de veículos e hoje a agilidade é o nome de ordem na casa. Acaba-ram-se os atrasos, os documentos, os processos de licenciamento e transferência de veículos saem em 24 horas. A documentação necessária forma o processo e no dia seguinte à entrada deste, se nenhum impecilho documental ou pessoal houver, já estará nas mãos do requerente.
As capanhas educativas promovidas pelo Governo do Estado e pelo Detran já estão sendo realizadas em Ji-Paraná com o envolvimento de autoridades, escolas e comunidade. Essa campanha será promovida em todos os bairros e no dia 12 "Dia da Criança", será feito um trabalho envolvendo crianças que moram no bairro União, próximo à Santa Casa. O objetivo desse projeto é conscientizar a população da maneira como se portar no trânsito, nas ruas, a fim de que se possa diminuir o número de acidentes, que está incrivelmente alto para uma cidade como a nossa.
Para que tenhamos uma idéia, Ji-Paraná tem hoje 48 mil veículos rodando e desses, 25 são motos e 23 mil são carros, o que nos dá cerca de 2,3 habitantes por veículo, ou seja, em cada quase três habitantes, um possui uma moto ou carro, isso sem falar nas bicicletas!
A falta de educação no trânsito é notória, principalmente no que se refere aos jovens, que cometem loucuras principalmente no horário noturno e nos finais de semana. Não escapam também os adultos descabeçados que fazem de seu veículo uma arma.
Toninho informou-me também, que o diretor do Detran, Joarez Jardim, irá instalar um posto avançado da Ciretran no Segundo Distrito. Está sendo procurado um local adequado, com um pátio grande para estacionamento dos veículos e também para depósito dos apreendidos. Nesse local serão feitos todos os procedimentos que hora é feito somente no Primeiro Distrito, licenciamento, emplacamento, vistoria e outros.
É uma grande idéia que já deveria ter sido executada há alguns anos. Pena que os antigo diretores, tanto da Ciretran quanto do Detran, não demonstraram capacidade a ponto de enxergar que uma ação tão simples economizaria tempo e dinheiro para os usuários e para o Estado.
É como eu sempre digo: "Cada macaco no seu galho", cada competência com o seu competente e, quando isso acontece, os resultados são os melhores e as coisas acabam andando de vento em popa. Mas não pensem que serão sempre elogiadas as decisões desses dois diretores, pois os "urubús" de plantão estão sempre torcendo para que as coisas não dêem certo e metendo a bôca para não perderem o costume. O que faz isso é a inveja, acompanhada da incompetência, o ciúme por não ter sido o escolhido do governador ou do diretor, ou, ainda, por não ter sido ouvido ou consultado antes da nomeação.
Estou prevendo uma administração saudável e competente no Detran e na 3ª Ciretran e os dois diretores devem continuar tocando o barco, pois, enquanto os cães ladram, a caravana passa!

Comentários