PORQUE INICIAMOS A GUERRA CONTRA A DENGUE?

SÓ NOS RESTA PEDIR QUE JESUS NOS AJUDE!



Exatamente no dia 13 de junho de 2009, eu postei um comentário sobre a dengue em Ji-Paraná, mais precisamente sobre as medidas que estavam sendo tomadas para conter a doença, já que nos avizinhávamos do período chuvoso e algo deveria já estar sendo feito. Critiquei o sistema de “fumacinha”, que estava substituindo o “FUMACÊ” , que à época da Funasa era realizado sistematicamente e as visitas preventivas do pessoal aos bairros e às residências, diminuíam muito a incidência da doença.

Após a municipalização, voltamos a frisar, as coisas ficaram muito diferentes, com visitas escassas e o sistema preventivo, que é o que funciona, deixou de ser realizado com a eficiência e a presteza de antes.

O resultado desse desleixo com a saúde pública, mais precisamente, no combate ao mosquito da dengue, deu no que deu, um surto da doença em Ji-Paraná, uma epidemia que está lotando os hospitais, tanto o Municipal, quanto os particulares.

Para minha surpresa ainda recebo um email da assessoria de imprensa da Prefeitura, onde a manchete dá um destaque à matéria e com letras grandes nos gritam:

“Ji-Paraná se arma para a “guerra” contra a dengue”

Pois é, seria muito mais fácil ter prevenido que ser agora obrigado a dar combate urgente à doença. É muito mais econômico prevenir, matando o mosquito, ou as larvas destes, do que ficar agora correndo atrás do prejuízo e fazendo propaganda enganosa.

A verdade é: a dengue está instalada em nossa cidade, na tomamos nenhuma providência antes disso e agora quem está “pagando o pato” é a população, que já tem casos de óbitos de pessoas sem recursos, que dependem da saúde pública para serem socorridas.

A irresponsabilidade no trato com a saúde está nos pequenos detalhes e não na propaganda falsa de ações tardias.

O povo tem que se cuidar, se não morre!

Comentários