A REALIDADE DA EDUCAÇÃO


A CADA INÍCIO DE ANO LETIVO UMA REALIDADE É CONSTATADA, A FALTA DE PROFESSORES PARA SUPRIR A DEMANDA, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, COMO A MATEMÁTICA.

O QUE SE VERIFICA É QUE A FALTA DE INTERESSE E VONTADE POLÍTICA, ALIADA AO VERGONHOSO TRATAMENTO DADO AOS PROFISSIONAIS PEDAGOGOS, FAZ COM QUE A NOSSA EDUCAÇÃO PERCA EM QUALIDADE, APESAR DA CONSTANTE PROPAGANDA EM CONTRÁRIO.

A FALTA DE INVESTIMENTO NO SETOR DEMONSTRA, CLARAMENTE, O DESINTERESSE DOS POLÍTICOS NESSA ÁREA TÃO IMPORTANTE PARA UM PAÍS QUE SE DIZ EM DESENVOLVIMENTO E QUE QUER ENTRAR PARA O SELETO GRUPO DOS PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO.

ESCOLAS ABANDONADAS, NECESSITANDO DE REFORMAS URGENTES, FALTA DE CONFORTO PARA OS ALUNOS E PROFESSORES, QUE USAM SALAS DE AULAS EM CONSIÇÕES PRECÁRIAS FALTA DE APOIO LOGISTICO PARA OS PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA.

EM SEUS INFLAMADOS DISCURSOS OS POLÍTICOS PREGAM UMA EDUCAÇÃO ÍMPAR, SEM DEFEITOS, ONDE PROFESSORES E ALUNOS GOZARÃO DE TODAS AS FACILIDADES DO ENSINO, DO FUNDAMENTAL AO UNIVERSITÁRIO, PARA QUE POSSAMOS FORMAR BRASILEIROS EM CONDIÇÕES DE COMPETIR COM ESTUDANTES DE OUTROS PAISES DESENVOLVIDOS.

A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, DECLAROU QUE DARÁ UMA NOVA DIMENSÃO À EDUCAÇÃO E, CASO O FAÇA, SERÁ A PRIMEIRA ENTRE OS ULTIMOS GOVERNANTES A FAZÊ-LO.

UM PAÍS QUE SE PREZE NÃO PODE TER PROFESSORES MAL REMUNERADOS, GANHANDO UMA NINHARIA, MUITO ABAIXO DO QUE GANHAM HOJE SEU ALUNOS, FORMADOS E PREPARADOS POR ELES.

É UM ABSURDO VER A DISCREPÂNCIA SALARIAL EM NOSSO PAÍS, QUE COLOCA OS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE NOSSOS ESTUDANTES RELEGADOS A UM PLANO DE OPERÁRIOS. SIM, É ISSO, SEM QUERER DESMERECER NENHUM OPERÁRIO, MAS CADA COISA EM SEU LUGAR, POIS CONHECEMOS OPERÁRIOS QUE GANHAM O DOBRO DE UM PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E ATÉ MESMO UNIVERSITÁRIO.

QUAL O MOTIVO DESSA INCONSEQUÊNCIA?

A FALTA DE INTERESSE DOS POLÍTICOS EM FAZER DO POVO BRASILEIRO UM POVO CULTO, EDUCADO. É MAIS FÁCIL MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA DO QUE EDUCÁ-LO PARA DEFENDER OS SEUS DIREITOS. UM POVO MANTIDO NA IGNORÂNCIA É FÁCIL DE SER MANTIDO NA COLEIRA, É FÁCIL DE SER CONSERVADO EM CURRAIS ELEITORAIS DE POLÍTICOS QUE FAZEM DA CORRUPÇÃO UM MEIIO DE VIDA E DA POLÍTICA UMA FORMA DE ALCANÇÁ-LO.

UM PROFESSOR GANHA HOJE NO ESTADO DE RONDÔNIA CERCA DE R$ 1.600,00 PARA CUMPRIR UMA CARGA HORÁRIA DE QUARENTA HORAS SEMANAIS. NINGUÉM MERECE!

É POR ESSAS E OUTRAS COISAS QUE O NÚMERO DE INTERESSADOS EM CURSAR PEDAGOGIA É CADA VEZ MENOR E AQUELES QUE O FAZEM, NA MAIORIA DAS VEZES, ACABAM NÃO EXERCENDO A PROFISSÃO OU PASSAM A LECIONAR EM COLÉGIOS E ESCOLAS PARTICULARES.

NECESSÁRIO SE FAZ UM AJUSTAMENTO ISONÔMICO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO AOS DEMAIS DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO. É UMA VERGONHA PARA O NOSSO PAÍS, PARA O NOSSO ESTADO MANTER OS PROFESSORES COM SALÁRIOS ABAIXO DO NÍVEL DE OUTRAS GRADUAÇÕES. É POR ESSE E OUTROS MOTIVOS QUE VEMOS, QUASE QUE CONSTANTEMENTE, MOVIMENTOS GREVISTAS DA EDUCAÇÃO, PROFESSORES CLAMANDO POR MAIS JUSTIÇA SALARIAL, POR MELHORIAS E OPORTUNIDADES OFERECIDAS A OUTRAS CLASSES.

CHEGA DE PROPAGANDA ENGANOSA! NECESSÁRIO SE FAZ AÇÕES VERDADEIRAS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA DOS NOSSOS EDUCADORES, POIS QUE DESTES DEPENDE O FUTURO DO NOSSO PAÍS E SEM ESTES NÃO NOS RESTARÁ NADA, NEM MESMO A MEMÓRIA DA NAÇÃO.

Comentários