ABAIXO A CENSURA NA IMPRENSA!


IMAGEM CAPTADA NA INTERNET NO ENDEREÇO ABAIXO:

       http://leonardorosado.blogspot.com.br/2012/02/cipoense-denuncia-censura-da-radio_26.html


CENSURA NÃO!

ALGUNS POLÍTICOS ENTENDEM QUE OS SEUS PODRES NÃO PODEM SER LEVADOS A PÚBLICO E QUANDO ISSO ACONTECE, ESBRAVEJAM, AMEAÇAM E, QUANDO TÊM PODER PARA TANTO, CENSURAM AS NOTÍCIAS E O ÓRGÃO NOTICIOSO. ALGUNS VÃO ALÉM DAS AMEAÇAS, DEMITEM OS FUNCIONÁRIOS (NO CASO DE POLÍTICO QUE É PROPRIETÁRIO DE ALGUM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO) QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELO VAZAMENTO DA NOTÍCIA OU PELA MATÉRIA QUE FOI A PÚBLICO.
EM JI-PARANÁ ACONTECEU UM FATO LAMENTÁVEL EM UMA EMISSORA DE RÁDIO LOCAL, POR SINAL QUE AJUDEI A MONTAR E DA QUAL FUI O PRIMEIRO DIRETOR GERAL, RADIO PLANALTO (ANTIGA ITAPIREMA).
O LOCUTOR NATALINO JÚNIOR, APRESENTAVA O SEU PROGRAMA “REALIDADE” ENTREVISTANDO O VEREADOR DO PMDB, JOSIEL CARLOS DE BRITO, QUE FALAVA A RESPEITO DO PROGRAMA DO GOVERNO DO ESTADO QUE BENEFICIARIA O MUNICÍPIO, “ASFALTO BOM”, COM ALGUNS QUILÔMETROS DE PAVIMENTAÇÃO URBANA. SEGUNDO CONSTA, A DIREÇÃO DA EMISSORA MANDOU CORTAR O MICROFONE DO VEREADOR E, QUANDO O LOCUTOR QUESTIONOU O SONOPLASTA, FOI TAMBÉM CORTADO O SEU MICROFONE E O PROGRAMA TIRADO DO AR. CONSTA, AINDA, QUE O LOCUTOR FOI DEMITIDO DA RÁDIO, QUE PERTENCE AO GRUPO PLANSOL DE COMUNICAÇÃO, DE PROPRIEDADE DO EX GOVERNADOR E AGORA SENADOR DA REPÚBLICA, IVO CASSOL.
O JORNALISTA ALESSANDRO LUBIANA PUBLICOU EM SEU BLOG (http://lubianatv.blogspot.com.br/) A NOTÍCIA DO ATO DE CENSURA PRATICADO PELA DIREÇÃO DA EMISSORA E TAMBÉM DA DEMISSÃO DO PROFISSIONAL, QUE MOSTRAMOS ABAIXO:

QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012

Censura em Ji-Paraná. O locutor Natalino Junior foi demitido da rádio Planalto em Ji-Paraná. Motivo que teria provocado a demisão era a entrevista com o vereador Josiel do PMDB de Confucio Moura dava na rádio é do senador Cassol. Durante a entrevista o vereador falava das obras do governo. O sonoplasta cortou o microfone a pedido da direção. Quando o locutor perguntou se tinha problemas com o microfone do entrevistado, seu microfone também foi cortado. Ainda na tarde desta quinta-feira, o radialista foi demitido.

A CÂMARA DE VEREADORES DISTRIBUIU À IMPRENSA, UMA NOTA DE REPÚDIO:

NOTA DE REPÚDIO

O Poder Legislativo de Ji-Paraná vem a público apresentar seu repúdio pelo triste episódio ocorrido na manhã desta quinta-feira (18), quando um de seus representantes participava  ao vivo de um programa de entrevistas na Rádio Planalto AM, emissora do Grupo Plansol de Comunicação, e teve a entrevista interrompida a mando da direção da Emissora quando relatava ao Comunicador Natalino Junior as ruas e avenidas que receberão pavimentação, por meio do Programa do Governo do Estado Asfalto Bom.
O fato é lamentável e fere princípios constitucionais elementares deste País e que zelam pela liberdade da manifestação do pensamento e a informação à sociedade.

Vamos ao caso: “O Vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) era entrevistado pelo radialista Natalino Junior ao vivo no Programa “Realidade” na manhã desta quinta-feira (18), quando em dado momento o assunto voltou-se para a pavimentação urbana das ruas de Ji-Paraná, um conjunto de obras que será realizado com recursos do Governo do Estado, devendo alcançar este ano cerca de  43 quilômetros de pavimento. O assunto, ao que ficou entendido, não agradou  a direção da Rádio Planalto de propriedade do ex-governador e atual senador Ivo Cassol (PP), que ordenou ao serviço de sonoplastia da emissora que “cortasse” o microfone do vereador e retirasse  imediatamente o programa do ar.”  Sem entender, a postura antidemocrática e o cerceamento dos direitos constitucionais,   o vereador deixou o prédio do Grupo Plansol para continuar sua entrevista na Radio Alvorada.

O Poder Legislativo Municipal considera inadmissível aceitar tal postura de qualquer veículo de imprensa, especialmente no momento em que se discute a democratização dos veículos de comunicação, discussão essa que tem feito parte dos embates no plenário do Senado e da Câmara Federal, visando justamente zelar pela democratização das comunicações no País.

O Poder Legislativo de Ji-Paraná, ressalta por fim, que a postura inconseqüente da Emissora do Grupo Plansol, fere a Constituição Federal, em seu Artigo 5º, inciso IX, que veda expressamente qualquer tipo de censura, assegurando a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; o Artigo 220 que expressa que “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, e especialmente o que está disposto no inciso § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.” 

Departamento de Comunicação Social da CMJP
DECOM


É IMPRESSIONANTE COMO A TRUCULÊNCIA DE DETERMINADOS POLÍTICOS ACABA LEVANDO A ERROS CRASSOS COMO ESSE. COMO O SENADOR ESTAVA EM BRASÍLIA, ENTENDE-SE QUE ESTE NÃO SABIA DO FATO E DA TOMADA DE DECISÃO DA DIREÇÃO DA EMISSORA, MAS A SUA ASSESSORIA DEVE TER CARTA BRANCA PARA AGIR, DESSA FORMA A AÇÃO DE CENSURA FOI TOMADA.
ENTENDEMOS, ENTRETANTO, QUE UM BOM ASSESSOR DEVE SABER QUANDO DEVE TOMAR UMA DECISÃO E DEVE, TAMBÉM, SABER QUAIS AS CONSEQUENCIAS DESSE ATO, PORTANTO, SE A “CACA”, EXPELIDA E JOGADA NO VENTILADOR, CAIR NO SENADOR, A CULPA SERÁ DO PUXASAQUISMO EXAGERADO DA ASSESSORIA DESPREPARADA OU MUITO PREPARADA.
VAMOS VER NO QUE VAI DAR. A IMPRENSA LOCAL ESTÁ SENTINDO-SE AVILTADA, POIS O LEGÍTIMO DIREITO À SUA LIBERDADE FOI CERCEADO DE MANEIRA COVARDE E INADIMISSIVEL. PRECISAMOS QUE OS REPRESENTANTES DESTA SE MANIFESTEM, MESMO QUE ALGUMAS INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS DA CLASSE, TENHAM-SE MANTIDAS CALADAS.
CENSURA NÃO, VIVA A DEMOCRACIA E A LIBERDADE DE IMPRENSA!

Comentários