O que é verdade?

Essa pergunta vem sendo feita há séculos pelo ser humano que tenta responder às inquisições do seu íntimo, à necessidade da procura pelo que é certo ou errado.
As convenções sociais impõem um conceito de verdade, as religiões colocam outras verdades, pois cada uma as tem de forma diferente de vê-la ou interpretá-la, o que provoca até mesmo disputas armadas, transformando a verdade em verdadeira fonte de discriminação e conflitos.
A verdade de cada um é sempre conflitante com a que é dita pelo seu próximo e o que deveria ser respeitado é quase sempre taxado como aviltante. Quem a diz se transforma em alvo de críticas de quem nem mesmo conhece ou se preocupa em conhecer o que está sendo dito.
Existem verdades e meias verdades, mentiras ditas como verdades.
Mentiras quando ditas insistentemente, acabam tornando-se verdades para quem as diz e quem ouve. A constância na mentira transforma até mais que a verdade e a verdade de cada um pode ser mentira, mas nem sempre vista como tal.
A grande maioria das pessoas jamais questiona o que lhes é imposto como verdade, pelo simples fato de que a pessoa que a diz ser tida como verdadeira. Essas pessoas, entretanto, acabam usando do seu poder de persuasão a fim de angariar discípulos, correligionários e outros. Veem-se muito essas atitudes em épocas eleitorais, em falsos profetas, ou religiosos mal intencionados, escravos da materialidade que os leva a cometer desatinos em detrimento de quem lhes presta boa fé.
O que é a verdade?
Temos a verdade de cada um e cada um com a sua verdade, ou a verdade de quem as disse e nós a adotamos como nossa.
Deus nos deu a inteligência e o livre arbítrio para que possamos analisar o que nos é colocado como verdade. Assim como fazemos quando estudantes em uma sala de aula, assim devemos proceder em nossa vida social, religiosa, cívica...
Tudo tem que ter lógica, que é definida como: a razão, enquanto há razão.
As questões que fazemos sempre têm respostas, basta que as coloquemos de forma adequada.
Assim como questionamos nossos mestres na escola, devemos questionar os de nossa vida e esta é muito importante para que a gastemos com verdades que são mentiras ou meias verdades.

Analisar o que lemos, ouvimos e falamos é tão importante quanto vivenciarmos o que cremos.

Comentários