COMEÇA A RUIR O CASTELO DE CARTAS







A prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pela Polícia Federal na carceragem daquele órgão, a pedido da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), surpreendeu o Brasil hoje. Entretanto, o que mais causou surpresa foi a decisão do plenário do Senado Federal que numa votação onde prevaleceu a maioria absoluta, por 59 votos contra 13 e 1 abstenções, foi mantida a decisão do STF.
O senador saiu preso, das dependências do Senado, algemado e sob forte escolta de policiais federais. Também com o senador foram presos seu assessor, chefe de gabinete Diogo Ferreira e o presidente do banco BTG Pactual, André Esteves.
A notícia caiu como uma bomba, principalmente no Palácio da Alvorada e no Congresso Nacional, em cima dos petistas e companheiros de partidos aliados à base governista.Mas uma coisa chamou a atenção, um grande número de parlamentares aliados votaram favoráveis à manutenção da prisão do senador do PT.
Os “comentaristas” de plantão começaram a especular sobre as consequências dessa prisão e o que se viu, na realidade, é que muitos daqueles que levantavam a bandeira do parlamentar preso, votaram contra ele e até mesmo fizeram coro na necessidade de uma “mudança já” no Legislativo Federal. Houve mesmo quem ensaiasse aplausos à decisão mas que se contiveram após os primeiros arroubos.
A pergunta que não quer calar é: o castelo de cartas começou a ruir?
Outra  se sobrepõe à essa: será que dessa vez o Lula vai?
Sabe-se que o grande líder do PT sofreu duas derrotas em dois dias, com as prisões do senador e do pecuarista José Carlos Bumlai, grande amigo de Lula, que se beneficiou muito, com altos empréstimos feitos pelo B NDES, a pedido do seu amigo, à época presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Bumlai caiu com a delação premiada feita pelo lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, na qual declarou ter repassado R$ 2 milhões a Bumlai referente a uma comissão a que o pecuarista teria direito por supostamente pedir a intermediação de Lula em uma negociação para um contrato e que Bumlai afirmou a ele que o dinheiro seria usado para pagar uma dívida imobiliária de uma nora de Lula.
A expectativa é de Nestor Cerverò também abra o bico, isto porque a prisão foi embasada por uma gravação apresentada pelo filho do ex-diretor da Petrobras, em que o senador oferece R$ 50 mil por mês para a família dele e mais um plano de fuga para que Cerveró deixasse o país. O objetivo de Delcídio era evitar que o ex-diretor fizesse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.
As coisas estão ficando cada vez mais feias para Dilma, cuja culpa nas negociações da refinaria de Pasadena já está sendo cogitada e na suspeita do uso indevido do Correios na sua campanha para a reeleição. Para Lula, que até agora havia sido poupado, parece as coisas estão ficando complicadas.
O que se espera desse imbróglio todo, é que prevaleça a verdade e seja feita a justiça. Que os condenados devolvam para os cofres públicos da nossa Nação, tudo o que foi descaradamente roubado e que seja tirado das costas do povo brasileiro o peso de arcar com o ônus da recuperação econômica do país com a dilapidação provocada pela quadrilha de políticos e empresários corruptos.
Que caia, o mais rápido possível, esse castelo de cartas!

Comentários